O Coaching de Comunicação Pessoal e Corporativa

Parece engraçado, mas na era da alta tecnologia o que mais falta para que o êxito impere é a comunicação!

Todos estão preocupados com as crises que vez ou outra surgem à nossa volta. No entanto, embora os veículos
de comunicação estejam super avançados, aumentando a aproximação entre as pessoas, na prática, houve um
distanciamento generalizado.

Por isso um trabalho de Coaching se torna tão importante nos dias atuais



Há bem pouco tempo as linhas telefônicas eram comercializadas a valores exorbitantes, consideradas como um
excelente investimento existia o sistema de consórcio para aquisição de novas linhas e o valor de locação era de
quase um salário mínimo.

Isso para o jovem de hoje parece mentira, pois se tornou fácil e barato adquirir linhas telefônicas fixas ou
móveis. Além disso, a internet disponibiliza seus correios-eletrônicos e os ´chats´ de bate-papo com web cam
, que permitem a conversa simultânea acompanhada de imagens ao vivo, ao custo operacional irrisório.

Apesar da grande quantidade de opções de interação e da facilidade de relacionamento entre as pessoas, está
cada vez mais difícil a aproximação e o entendimento de uns para com os outros.

As conversas na sua grande maioria se tornaram superficiais, sintéticas e meramente formais, e já não há mais a
cumplicidade e a ligação entre os interlocutores.

A palavra comunicação vem do latim ´communicare´ que traduzida significa ´fazer comum´. Mas sua raiz, a
base da comunicação é muito mais profunda e importante do que a simples transmissão da informação.

Falta às pessoas conhecer esse elemento como conceito no dia-a-dia. As empresas carecem dessa interação
próxima, desse convívio informativo, da sinergia fundamentada nos interesses de uns e de todos. Isso também
acontece na família, onde já não há mais a intenção de ´fazer comum´ quanto à situação de cada um de seus
integrantes, dificultando a troca de experiência que permitiria aos que sabem mais orientarem os demais.

E o mais grave é que houve também uma quebra do diálogo interno do próprio indivíduo. As pessoas estão muito
voltadas para fora, atentas as inúmeras ofertas de ´novos´ produtos, ao consumismo, e vivem sob a ilusão de
que necessitam estar bem informadas sobre os acontecimentos à sua volta, em detrimento de prestar a atenção
em si e nos seus próximos.



Como disse o professor e músico Milton Costa, ´a tecnologia aproximou no macro e distanciou no micro´. Ela
trouxe os acontecimentos que estão longe, do outro lado do mundo, gerando uma aproximação das distâncias,
mas tem distanciado aqueles que estão perto. Existe uma preocupação tão grande com o que está acontecendo
longe que não há mais o diálogo entre aqueles que vivem juntos, o que gera um afastamento ´natural´,
conseqüência dessa falta de ´fazer comum´, ou seja, dessa falta de comunicação.

A grande maioria tem se voltado para um egoísmo consumista cujo ´mote´ é suprir os desejos despertados pela
mídia, cujos profissionais abusam de conhecimentos da psicologia para reconhecer e instigar o consumismo
como solução para as insatisfações e carências humanas.

É muito importante reverter esse quadro e desfazer a inversão de valores que gera confusão, perda de identidade
e distanciamento. Para isso, a comunicação é uma das chaves.

Assim, é preciso aumentar o diálogo interno, definindo consigo mesmo o que lhe é importante, o que lhe é
realmente imprescindível e o que é dispensável. O indivíduo deve colocar-se alinhado com essas diretrizes, gerar
uma disciplina de ação, flexível, mas firme, e não se deixar enganar pelas aparências e falsas necessidades
impostas pelo marketing sensacionalista, sensualista, frio e ostensivo.

É preciso cuidar e controlar as informações que absorvemos no quotidiano, ´ingerindo´ somente conteúdo de
qualidade. Precisamos nos preocupar com aquilo que depende de nós, fazê-lo bem feito e comunica-lo aos
demais.

Também no âmbito profissional é fundamental a comunicação, a cumplicidade para com aquilo que é importante
para todos deixando explícitas nossas ações e anseios, nossas dificuldades e facilidades, nossa dedicação,
esforço e espírito de equipe.

Podemos ver que muitas empresas são bem sucedidas porque seus líderes são grandes comunicadores, fazem
chegar a todos as orientações pertinentes a cada função e os objetivos da empresa. São notórios que o
ostracismo e o isolamento têm quebrado e destruído potencialidades que poderiam estar a serviço da sociedade.

Reverta essa situação, comunicando-se com todos os que estão à sua volta. Procure transmitir de forma clara
seus interesses, e isso só será possível a partir do momento em que falarmos uns com os outros. Faça chegar
sua informação real aos outros e ao mesmo tempo receba abertamente as informações dos demais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é a empresa modelo do Século XXI